sábado, 22 de março de 2014


Casamento africano e suas tradições

África, o continente com mais civilizações antigas, que possui 54 países diferentes, e é claro que as tradições, cultura, religiões, culinária, entre outros aspectos são diferentes em cada país. Tudo isto naturalmente se reflete nas tradições que dizem respeito ao casamento. 

Embora muitas das tradições possam não ser aceitas na nossa sociedade, existem algumas ou até mesmo o seu simbolismo que podem sempre ser incorporadas no nosso casamento.

A maioria das regiões africanas que celebram o casamento tem por base a família. Um casamento africano é isso mesmo, a celebração do conceito da família através da união de duas pessoas; a junção de duas famílias e por vezes até de duas tribos.

A África apresenta muitas religiões e muitas crenças. Existem mais de 1.000 unidades culturais e cada tribo tem a sua própria tradição no que se refere ao casamento. As maiores religiões da África são o Cristianismo e todas as suas diversidades.

As festas coloridas, a música e as danças são elementos importantes de um casamento africano. Tudo depende da parte de África onde o casamento é celebrado, mas muitas cerimônias de casamento podem durar dias, sendo extremamente elaboradas. Por vezes, existem cerimônias conjuntas onde diversos casamentos são realizados ao mesmo tempo. O casamento pode ser algo bastante elaborado, envolvendo uma festa na comunidade que pode durar dias, cheia de dança.

Tal como no restante mundo, o casamento em África é um acontecimento que envolve a família e a junção de duas pessoas. Existem muitas tradições relativas ao casamento na África e nenhuma é igual a outra. Contudo, existe algo em comum, a noiva tem sempre um papel especial sendo sempre tratada com o respeito devido, pois ela significa a criação de uma nova família. Em alguns locais, a família do noivo chega a mudar-se para a vila da noiva e monta a sua casa lá.

Em muitos locais da África, as mulheres são ensinadas desde crianças a serem boas esposas, chegando a aprender linguagens secretas passadas pelas anciãs mais velhas para poderem apenas comunicar acerca dos problemas do casamento, sem que os maridos percebam o que elas dizem. Os rapazes, em geral, são preparados desde cedo para serem companheiros ideais. Em algumas tribos os mais idosos reúnem-se com a noiva e dão-lhe sábios conselhos para um casamento feliz. Muitas moças vão para escolas onde mães mais velhas as ensinam como ser boas esposas.