A organização de uma festa vai bem além de
simplesmente escolher os fornecedores certos. Ainda mais quando se trata de uma
festa de 15 anos, que envolve um cerimonial complexo e cheio de detalhes.
O primeiro passo é montar o cronograma da festa, levando em consideração o tipo
de comemoração que a debutante quer ter. Controlar os horários de cada fase do
cerimonial não é tarefa fácil, então vale a pena contratar uma assessoria
especializada para ajudar a organizar tudo. Assim, sua família pode curtir tudo
com tranquilidade.
As debutantes com o orçamento mais enxuto devem deixar essa tarefa nas mãos de
algum profissional. Essa assessoria, ficará responsável por coordenar a valsa,
as homenagens, o início da balada… Pense com cuidado e escolha alguém
responsável e de confiança.
Para montar o cronograma da festa, calcule o tempo que será utilizado em cada
etapa – a dança, as homenagens e os parabéns devem ter sua duração
cronometrada. Isso é importante porque a pista de dança tem que ser aberta para
os convidados por volta da meia-noite.
A história da festa de debutante
As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo
como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A
própria origem da palavra francesa début significa estreia, início.
Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a
moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer
aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele
estilo de sociedade, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre
famílias nobres.
Para registrar o comparecimento dos convidados, a debutante deixa na entrada da
festa, um livro de mensagens e assinaturas como lembrança para a posteridade.
Esse livro pode ser um caderno de capa dura bem decorada, seguindo o estilo
escolhido para ocasião.
Capas de tecido ou montagens com fotos também são
motivos recorrentes para ilustrar a frente do acessório.
Com um toque de modernidade, a aniversariante ainda pode optar por acrescentar
à decoração da festa um grande pôster com foto sua, onde amigos e familiares
também tenham a oportunidade de escrever, e que pode substituir ou complementar
a tarefa do livro.
Decoração
Para escolher as cores para festa de 15 anos leve em consideração o seu gosto,
é claro! Faça uma pequena lista com a relação das cores que você mais gosta, e
pense dentre elas, qual é a cor que mais representa você, ou seja, com qual cor
você mais se identifica.
Depois você deve pensar mais ou menos, em como será a decoração. Tente
visualizar um pouco como você quer que sua festa seja, os enfeites e acessórios
que você poderia usar com ela.
Na hora de optar pelas cores para festa de 15 anos, outra coisa importante
também é, decidir em primeiro lugar se esta festa será temática.
Isso
mesmo! Desta forma você terá de pensar nas cores mais adequadas para o tema
escolhido e a sua festa terá de seguir as cores relacionadas em primeiro plano.
Entre em
contato com uma profissional responsável, que saiba respeitar e orientar seus
desejos.
Convite
Muitas debutantes não valorizam a
escolha do convite, mas é importante ter em mente que ele já dá aos convidados
uma prévia do que esperar da grande festa.O convite é responsável por causar a
primeira impressão nos convidados e prepará-los para que os espera na sua
comemoração. Ele serve como mimo para os convidados – além de passar todas as
informações da festa, é claro!
O Save the Date, serve como lembrete
para os convidados, avisando que a sua festa está se aproximando. Mais do que
pedir aos amigos que reservem a data na agenda, ele também serve para convidar
as pessoas que farão parte da valsa.
O período ideal para distribuir o save the date é entre 5 e 3 meses antes da
festa. Não é necessário especificar no convite o local do evento, basta colocar
a data da festa, pois as demais informações serão detalhadas no convite
oficial.
As debutantes que pretendem dançar a valsa acompanhadas por 15 amigas podem
incluir no envelope um segundo cartão, contendo as informações sobre o traje
usado pelos casais, onde alugar… Lembre-se que é necessário avisar os amigos
com antecedência para que possam se organizar.
Chegada dos Convidados
Momento importante, pois já mostra como
será a organização de sua festa. Nesta etapa os convidados são conduzidos até a
mesa e aguardam, ao som de música ambiente, o coquetel ou jantar serem
servidos. Aproveite o início da festa para tirar fotos com os convidados que
estão chegando.
Vestidos
Quase toda debutante enfrenta a mesma
dúvida: devo comprar ou alugar o vestido da festa? Para tomar essa decisão,
muitos fatores devem ser levados em conta. Orçamento, variedade de opções na
cidade onde mora e, principalmente, o desejo de exclusividade.
Cabelos e Assessórios
Quem nunca ficou se imaginando com o figurino, com o make ou com o cabelo de
uma personagem do cinema?
O penteado dos seus sonhos precisa de um acessório poderoso! E, felizmente, não
faltam opções incríveis no mercado!
Bônus: a maioria das grifes entrega em todo o Brasil.
Escolha o seu preferido e arrase!
Anel de debutante
A jóia mais tradicional para a data é o
anel de diamante, dado pelo pai ou padrinho, que deve colocá-lo no dedo médio
da mão direita da jovem. Outra opção clássica é o “chuveirinho”, anel com 15
pequenas pedras preciosas, uma para cada ano da vida da menina. Há alguns anos,
a jóia dos 15 anos era a primeira que uma garota ganhava.
O anel de 15 anos passava de mãe para
filha, como jóia de família.
Maquiagem e Cabelo
O primeiro passo é pensar na preparação
da pele, que em todo make é fundamental. Para não ficar com aparência pesada, o
ideal é apostar em uma base beeem leve e em um pouco de pó para deixar a pele
mais sequinha – afinal, pele negra tende a ser mais oleosa.
No blush, abuse do vinho, ameixa e
acobreado. E evite tonalidades como pêssego e salmão.
A melhor dica? É escolher uma profissional competente.
Fotos
Filmagens podem ser feitas
discretamente durante todo o cerimonial, tendo-se o cuidado para não tirar o
brilho da ocasião.
Aproveite o início, quando a festa não
começou, esta é a melhor hora. – Nessa idade, elas se envergonham fácil com o
que o colega vai falar ou achar. Com um som ambiente, ocorre a seção de fotos,
ou caricaturas dos convidados que vão chegando. Além de ser um momento de aprendizado
social da menina em recepcionar seus convidados, é um tempo parado, de
cumprimentos, e dá para se tirar as famosas fotos de poses que a família tanto
gosta. -coquetel de entrada, para a recepção dos convidados em quanto
aguardam o grande momento, numa ala separada de onde a debutante vai aparecer
para a valsa. – (Nesse momento, ela veste o primeiro vestido. E, está
calçada com sapatos baixos).
Música
A música de fundo pode ser apresentada
por um tecladista/cantor que também esteja preparado para as valsas
solicitadas, ou alternativamente, um CD de com músicas alusivas à data, com
repertório ao gosto da aniversariante. (Se for usar a alternativa,
preferencialmente um CD, ou MP3, deve ser gravado e preparado antecipadamente
com as músicas na mesma ordem dos acontecimentos para evitar atropelos de
última hora).
O melhor a se fazer é contratar um bom DJ.
Telão
Hoje é comum usar tela de
plasma também, com a projeção de um clip da debutante [coleção de fotos desde a
infância inclusive montagens], e fotos instantâneas dos convidados; declarações
gravadas por parentes ou amigos distantes. (Para isso deverá ser utilizado
um data show completo, filmadora e máquina fotográfica eletrônica).Neste
momento pode ser oferecido aos convidados bebidas como taças de suco natural ou
refrigerantes.
Valsas
A valsa surgiu entre os séculos XII e
XIII, como uma evolução de danças camponesas austríacas e alemãs. Nem sempre a
valsa foi sinônimo de classe e elegância.
Os ingleses, por exemplo, a consideraram suja e imoral no século XIX, pois viam
como um verdadeiro absurdo o homem envolver a mulher com os braços. Ao
contrário das décadas anteriores, a maioria dos bailes agora, é realizado com
apenas uma menina, tornando este momento ainda mais único. Só depois de algum
tempo é que a valsa passou a ser aceita pela alta sociedade e se tornou
insubstituível em bailes de 15 anos.
No Brasil, a festa se tornou extremamente popular na década de 50 do século XX.
Para economizar, as famílias passaram a realizar festas em conjunto nos clubes.
Num só dia, várias meninas eram apresentadas à sociedade, gerando até colunas
sociais sobre quem era a mais bonita, a mais simpática etc. Na década de 80, as
meninas passaram a preferir presentes ou viagens no lugar da festa.
A partir dos anos 90, a comemoração voltou com força total e reavivaram
tradições como a troca do vestido e as velas.
Durante o evento, a debutante coloca um vestido de gala, simbolizando a
passagem de menina para mulher. Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15
anos de vida. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa.
Ao contrário das décadas anteriores, a maioria dos bailes agora é realizado com
apenas uma menina, tornando este momento ainda mais único.
Quem diria que uma festa para arranjar um bom partido para as moças se tornaria
uma comemoração tão emocionante e divertida como as atuais festas de debutante.
Apesar de hoje, algumas debutantes estarem trocando a tradicional valsa por
coreografias inovadoras com as amigas e com a família, uma dica é que
acrescentem essa novidade ao cronograma da festa e não descartem a valsa.
Afinal, uma festa de 15 anos perde um pouco de sua mágica sem essa tradição.
Bolo
O corte do bolo e a canção dos parabéns devem ser iniciados após todo o
cerimonial e duram apenas alguns minutos. “Costumamos dar inicio aos parabéns
ao final de todos os protocolos, próximo da meia-noite. Assim, abrimos a pista
de dança logo em seguida”. Se estiver planejando muitas homenagens ou uma dança
especial, por exemplo, não se esqueça de começar ainda mais cedo o cerimonial,
para não comprometer a duração da festa.
A parte da balada é a mais esperada pelos convidados e deve ganhar destaque
especial na programação.