sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015


       

A organização de uma festa vai bem além de simplesmente escolher os fornecedores certos. Ainda mais quando se trata de uma festa de 15 anos, que envolve um cerimonial complexo e cheio de detalhes.


O primeiro passo é montar o cronograma da festa, levando em consideração o tipo de comemoração que a debutante quer ter. Controlar os horários de cada fase do cerimonial não é tarefa fácil, então vale a pena contratar uma assessoria especializada para ajudar a organizar tudo. Assim, sua família pode curtir tudo com tranquilidade.
As debutantes com o orçamento mais enxuto devem deixar essa tarefa nas mãos de algum profissional. Essa assessoria, ficará responsável por coordenar a valsa, as homenagens, o início da balada… Pense com cuidado e escolha alguém responsável e de confiança.
Para montar o cronograma da festa, calcule o tempo que será utilizado em cada etapa – a dança, as homenagens e os parabéns devem ter sua duração cronometrada. Isso é importante porque a pista de dança tem que ser aberta para os convidados por volta da meia-noite.



A história da festa de debutante
As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A própria origem da palavra francesa début significa estreia, início.
Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres.
Para registrar o comparecimento dos convidados, a debutante deixa na entrada da festa, um livro de mensagens e assinaturas como lembrança para a posteridade. Esse livro pode ser um caderno de capa dura bem decorada, seguindo o estilo escolhido para ocasião. 

Capas de tecido ou montagens com fotos também são motivos recorrentes para ilustrar a frente do acessório.

Com um toque de modernidade, a aniversariante ainda pode optar por acrescentar à decoração da festa um grande pôster com foto sua, onde amigos e familiares também tenham a oportunidade de escrever, e que pode substituir ou complementar a tarefa do livro.


                           Livro de Assinatura Floral



                                        




Decoração


Para escolher as cores para festa de 15 anos leve em consideração o seu gosto, é claro! Faça uma pequena lista com a relação das cores que você mais gosta, e pense dentre elas, qual é a cor que mais representa você, ou seja, com qual cor você mais se identifica.



Depois você deve pensar mais ou menos, em como será a decoração. Tente visualizar um pouco como você quer que sua festa seja, os enfeites e acessórios que você poderia usar com ela.
Na hora de optar pelas cores para festa de 15 anos, outra coisa importante também é, decidir em primeiro lugar se esta festa será temática. 

Isso mesmo! Desta forma você terá de pensar nas cores mais adequadas para o tema escolhido e a sua festa terá de seguir as cores relacionadas em primeiro plano.
Entre em contato com uma profissional responsável, que saiba respeitar e orientar seus desejos.

                                   
                       

                                            



Convite 

Muitas debutantes não valorizam a escolha do convite, mas é importante ter em mente que ele já dá aos convidados uma prévia do que esperar da grande festa.O convite é responsável por causar a primeira impressão nos convidados e prepará-los para que os espera na sua comemoração. Ele serve como mimo para os convidados – além de passar todas as informações da festa, é claro!
O Save the Date, serve como lembrete para os convidados, avisando que a sua festa está se aproximando. Mais do que pedir aos amigos que reservem a data na agenda, ele também serve para convidar as pessoas que farão parte da valsa.

O período ideal para distribuir o save the date é entre 5 e 3 meses antes da festa. Não é necessário especificar no convite o local do evento, basta colocar a data da festa, pois as demais informações serão detalhadas no convite oficial.
As debutantes que pretendem dançar a valsa acompanhadas por 15 amigas podem incluir no envelope um segundo cartão, contendo as informações sobre o traje usado pelos casais, onde alugar… Lembre-se que é necessário avisar os amigos com antecedência para que possam se organizar.



                    
                 

                              



Chegada dos Convidados

Momento importante, pois já mostra como será a organização de sua festa. Nesta etapa os convidados são conduzidos até a mesa e aguardam, ao som de música ambiente, o coquetel ou jantar serem servidos. Aproveite o início da festa para tirar fotos com os convidados que estão chegando.

                 
                            
                

                           



Vestidos

Quase toda debutante enfrenta a mesma dúvida: devo comprar ou alugar o vestido da festa? Para tomar essa decisão, muitos fatores devem ser levados em conta. Orçamento, variedade de opções na cidade onde mora e, principalmente, o desejo de exclusividade.
Cabelos e Assessórios
Quem nunca ficou se imaginando com o figurino, com o make ou com o cabelo de uma personagem do cinema?


O penteado dos seus sonhos precisa de um acessório poderoso! E, felizmente, não faltam opções incríveis no mercado!



Bônus: a maioria das grifes entrega em todo o Brasil.
Escolha o seu preferido e arrase!



           
                            



Anel de debutante

A jóia mais tradicional para a data é o anel de diamante, dado pelo pai ou padrinho, que deve colocá-lo no dedo médio da mão direita da jovem. Outra opção clássica é o “chuveirinho”, anel com 15 pequenas pedras preciosas, uma para cada ano da vida da menina. Há alguns anos, a jóia dos 15 anos era a primeira que uma garota ganhava. 
O anel de 15 anos passava de mãe para filha, como jóia de família.  







Maquiagem e Cabelo

O primeiro passo é pensar na preparação da pele, que em todo make é fundamental. Para não ficar com aparência pesada, o ideal é apostar em uma base beeem leve e em um pouco de pó para deixar a pele mais sequinha – afinal, pele negra tende a ser mais oleosa.
No blush, abuse do vinho, ameixa e acobreado. E evite tonalidades como pêssego e salmão.

A melhor dica? É escolher uma profissional competente.

                 
     

                      




Fotos

Filmagens podem ser feitas discretamente durante todo o cerimonial, tendo-se o cuidado para não tirar o brilho da ocasião.
Aproveite o início, quando a festa não começou, esta é a melhor hora. – Nessa idade, elas se envergonham fácil com o que o colega vai falar ou achar. Com um som ambiente, ocorre a seção de fotos, ou caricaturas dos convidados que vão chegando. Além de ser um momento de aprendizado social da menina em recepcionar seus convidados, é um tempo parado, de cumprimentos, e dá para se tirar as famosas fotos de poses que a família tanto gosta. -coquetel de entrada, para a recepção dos convidados em quanto aguardam o grande momento, numa ala separada de onde a debutante vai aparecer para a valsa. – (Nesse momento, ela veste o primeiro vestido. E, está calçada com sapatos baixos).

             
                  


                                             





Música

A música de fundo pode ser apresentada por um tecladista/cantor que também esteja preparado para as valsas solicitadas, ou alternativamente, um CD de com músicas alusivas à data, com repertório ao gosto da aniversariante. (Se for usar a alternativa, preferencialmente um CD, ou MP3, deve ser gravado e preparado antecipadamente com as músicas na mesma ordem dos acontecimentos para evitar atropelos de última hora).
O melhor a se fazer é contratar um bom DJ.




Telão

Hoje é comum usar tela de plasma também, com a projeção de um clip da debutante [coleção de fotos desde a infância inclusive montagens], e fotos instantâneas dos convidados; declarações gravadas por parentes ou amigos distantes. (Para isso deverá ser utilizado um data show completo, filmadora e máquina fotográfica eletrônica).Neste momento pode ser oferecido aos convidados bebidas como taças de suco natural ou refrigerantes.

                        

                             

                    

Valsas

A valsa surgiu entre os séculos XII e XIII, como uma evolução de danças camponesas austríacas e alemãs. Nem sempre a valsa foi sinônimo de classe e elegância.


Os ingleses, por exemplo, a consideraram suja e imoral no século XIX, pois viam como um verdadeiro absurdo o homem envolver a mulher com os braços. Ao contrário das décadas anteriores, a maioria dos bailes agora, é realizado com apenas uma menina, tornando este momento ainda mais único. Só depois de algum tempo é que a valsa passou a ser aceita pela alta sociedade e se tornou insubstituível em bailes de 15 anos.



No Brasil, a festa se tornou extremamente popular na década de 50 do século XX. Para economizar, as famílias passaram a realizar festas em conjunto nos clubes. Num só dia, várias meninas eram apresentadas à sociedade, gerando até colunas sociais sobre quem era a mais bonita, a mais simpática etc. Na década de 80, as meninas passaram a preferir presentes ou viagens no lugar da festa.
A partir dos anos 90, a comemoração voltou com força total e reavivaram tradições como a troca do vestido e as velas.



Durante o evento, a debutante coloca um vestido de gala, simbolizando a passagem de menina para mulher. Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de vida. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa.
Ao contrário das décadas anteriores, a maioria dos bailes agora é realizado com apenas uma menina, tornando este momento ainda mais único.
Quem diria que uma festa para arranjar um bom partido para as moças se tornaria uma comemoração tão emocionante e divertida como as atuais festas de debutante. Apesar de hoje, algumas debutantes estarem trocando a tradicional valsa por coreografias inovadoras com as amigas e com a família, uma dica é que acrescentem essa novidade ao cronograma da festa e não descartem a valsa.
Afinal, uma festa de 15 anos perde um pouco de sua mágica sem essa tradição.







Bolo

O corte do bolo e a canção dos parabéns devem ser iniciados após todo o cerimonial e duram apenas alguns minutos. “Costumamos dar inicio aos parabéns ao final de todos os protocolos, próximo da meia-noite. Assim, abrimos a pista de dança logo em seguida”. Se estiver planejando muitas homenagens ou uma dança especial, por exemplo, não se esqueça de começar ainda mais cedo o cerimonial, para não comprometer a duração da festa.


A parte da balada é a mais esperada pelos convidados e deve ganhar destaque especial na programação.