sexta-feira, 14 de março de 2014

     


Por que jogar arroz nos noivos?

A tradição teve origem, há mais de 4 mil anos, na China e na Índia, onde o arroz sempre foi um símbolo de prosperidade e fartura. Segundo conta a lenda, tudo começou quando um mandarim (alto funcionário  na China antiga) teria encomendado uma chuva de arroz para ser atirada sobre uma de suas filhas após a cerimônia de casamento, para demonstrar a todos sua fortuna e seu amor pela moça. A partir daí, o gesto teria se espalhado pelo mundo todo a ponto de originar à expressão "arroz-de-festa". No século XX, a milenar tradição chinesa foi atingida pela moda do politicamente correto, nos Estados Unidos, os noivos passaram a dar preferência a pétalas de rosa, alegando que o arroz poderia fazer mal aos pássaros que porventura o comerem.
Jogar arroz nos noivos simboliza prosperidade e fartura.
Uma dica para não machucar os noivos é jogar o arroz para cima, para caírem como se fosse uma chuva, e nunca em direção ao rosto dos noivos. A quantidade não deve ser exagerada, aproximadamente 150 gramas é o suficiente para a brincadeira ser divertida e dar tempo do fotógrafo e do cinegrafista registrarem o momento.
Para quem não é adepto do arroz, mas ainda assim gostaria de ter uma lembrança especial ao sair da igreja há outras alternativas. Jogar pétalas de rosas, confeitos de arroz em formato de coração  que podem ser coloridos e se desmancham ao tocar o chão.







segunda-feira, 10 de março de 2014


BOLO DE NOIVA


O Bolo de Noiva surgiu de uma antiga tradição romana que consistia em dividir um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva, a fim de lhe proporcionar fertilidade. 
Já na Idade Média, surgiu o bolo de noiva de vários “andares”. Era costume os convidados trazerem pequenos bolos que eram colocados uns em cima dos outros. Os noivos se aproximavam e tentavam , então, beijar-se sobre os bolos sem os derrubar para dar sorte e prosperidade. Hoje em dia o bolo de noiva já é bem mais elaborado, com camadas múltiplas e rico em recheios e decorações, embora o ritual de dividi-lo pelos familiares e amigos se mantenha, compartilhando assim o desejo de boa sorte para o casal. Hoje os bolos de noiva são verdadeiras obras de arte.








domingo, 9 de março de 2014

                                  O TERÇO


Toda noiva tem uma grande quantidade de acessórios para deixá-la ainda mais linda no dia mais importante de sua vida, seu casamento. São brincos, luvas, braceletes, véus e grinaldas, mas às católicas vêm dando preferência ao terço, e ele está presente em cerimônias no mundo todo.

O rosário, do qual o terço é a terça parte, surgiu por volta do ano 800. A palavra rosário significa Coroa de Rosas. E segundo a devoção católica, a Virgem Maria revelou que ao rezar uma Ave Maria ela recebe uma rosa e ao rezar o rosário ela recebe uma coroa com estas flores. Segundo a Igreja Católica, é uma oração completa, pois abrange a oração vocal, a meditação e a contemplação de todos os mistérios de Deus.

O terço usado na cerimônia religiosa de um casamento simboliza a fé da noiva e representa o pedido à Santíssima Trindade de bênçãos sobre o casal e seu matrimônio.



Várias noivas preferem levar ao altar o terço com o qual a mãe se casou, o que o torna ainda mais importante e emocionante neste dia tão especial.

Existem várias maneiras de usar o terço. 

Ele pode ser colocado sobre as flores do buquê;

Pode estar envolvido no caule das flores;

Pode ser enrolado no braço da noiva com uma parte solta para que seja visto e

Pode ser levado sem buquê


Além de toda simbologia que o envolve, o terço traz elegância e classe à noiva. Porém o bom senso é que prevalece, é bom sempre estar atenta e não exagerar na quantidade de acessórios, para que não haja uma poluição visual naquela que deverá ser a mais bela e elegante. 







                   Bouquet de Noiva


Origem do Bouquet de Noiva?

Onde e como surgiu esta bela tradição, onde a noiva caminha até o altar levando em suas mãos um belo arranjo de flores? Muitas são as histórias acerca da origem do Bouquet , a primeira e talvez a menos conhecida conta-nos que surgiu na Antiga Grécia, onde no dia do casamento a bela noiva deveria ofertar flores num ritual em honra a deusa Hera, a noiva de Zeus.

Já na Era Medieval, alguns historiadores contam que era tradição na França a noiva caminhar a pé as ruas do vilarejo a caminho da igreja, e durante este trajeto os moradores do vilarejo ofereciam flores para que a jovem tivesse sorte e felicidade; ao final da caminhada e já a porta da igreja, a noiva tinha formado em suas mãos um belo bouquet de flores!
Outra história contada acerca do bouquet de noiva, esta talvez seja a mais inesquecível de todas, não pelo romantismo, e sim pelo surpreendente motivo, era de que nos séculos XVI e XVII, os hábitos de higiene eram raros e o primeiro banho do ano era tomado apenas em maio, em meados da Primavera. Sendo assim as moças que iam se casar marcavam a data para o mês de Maio, já que nesta altura ainda se encontravam em boas condições de higiene devido ao primeiro banho do ano. As flores eram as aliadas da noiva para “afastar” ou “encobrir” algum mal odor exalados de algumas partes do corpo; ao carregar as flores até o altar as noivas ficavam “protegidas”.
Felizmente hoje em dia, o bouquet de noiva é um bonito adorno que a noiva carrega até o altar e que tem a função de embelezar e enriquecer ainda mais este dia inesquecível e tão precioso!
Finalizando, o ato de lançar o bouquet foi disseminado na França, durante o século XIV e tinha como objetivo transmitir sorte à moça solteira que tivesse a felicidade de o apanhar. O gesto de lançar o bouquet surgiu para que as moças solteiras não rasgassem pedaços do vestido da noiva, para terem boa sorte.