Bouquet de Noiva
Já na Era Medieval, alguns historiadores contam que era tradição na França a noiva caminhar a pé as ruas do vilarejo a caminho da igreja, e durante este trajeto os moradores do vilarejo ofereciam flores para que a jovem tivesse sorte e felicidade; ao final da caminhada e já a porta da igreja, a noiva tinha formado em suas mãos um belo bouquet de flores!
Outra história contada acerca do bouquet de noiva, esta talvez seja a mais inesquecível de todas, não pelo romantismo, e sim pelo surpreendente motivo, era de que nos séculos XVI e XVII, os hábitos de higiene eram raros e o primeiro banho do ano era tomado apenas em maio, em meados da Primavera. Sendo assim as moças que iam se casar marcavam a data para o mês de Maio, já que nesta altura ainda se encontravam em boas condições de higiene devido ao primeiro banho do ano. As flores eram as aliadas da noiva para “afastar” ou “encobrir” algum mal odor exalados de algumas partes do corpo; ao carregar as flores até o altar as noivas ficavam “protegidas”.
Felizmente hoje em dia, o bouquet de noiva é um bonito adorno que a noiva carrega até o altar e que tem a função de embelezar e enriquecer ainda mais este dia inesquecível e tão precioso!
Finalizando, o ato de lançar o bouquet foi disseminado na França, durante o século XIV e tinha como objetivo transmitir sorte à moça solteira que tivesse a felicidade de o apanhar. O gesto de lançar o bouquet surgiu para que as moças solteiras não rasgassem pedaços do vestido da noiva, para terem boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário