sexta-feira, 14 de novembro de 2014

              


              Assessoria de Eventos



            


                 





         

Porque contratar uma?


Você quer que seu evento aconteça do jeito que sempre sonhou, claro. Mas organizar um evento não é tão simples como parece. Veja em quais situações uma assessoria de eventos pode facilitar e muito sua vida.

                              

                             


Seu dia a dia é corrido, sim é corrido, você não gosta muito de pensar em detalhes, contratos e minúcias e tem que pensar no orçamento. Contratar uma assessoria de eventos pode ser uma boa opção.



Uma assessoria de eventos pode potencializar o seu tempo. Quer saber como? Ela vai estar por trás do “trabalho duro”, aquele de fazer o levantamento de empresas, ligar para cada uma delas, retornar ligações, marcar uma reunião, analisar contratos, negociar custos, etc.


Se os familiares, que você acha que pode contar e confiar tampouco têm tempo disponível. Aquela sua melhor amiga não mora próximo, e quando você pede a opinião do seu noivo, ele responde: “O que você escolher pra mim, está ótimo, querida!”.

Você vai tirar muito proveito de uma assessoria de eventos para sua festa de casamento. Além de ela ser uma fonte inesgotável de idéias, já que trabalha com isso, você poderá conversar com ela sobre os detalhes e pedir opinião.

Você gosta de tudo o que vê nas revistas, mas ainda não conseguiu decidir se quer um evento no campo ou em um Buffet, uma assessoria de eventos é a pessoa ideal para te mostrar os prós e os contras de cada um. Além disso, ela irá te ajudar a tomar decisões de acordo com suas prioridades e orçamento, mantendo uma visão geral da festa.

    
         
                



Ler, buscar, analisar e fechar contratos com fornecedores, organizar calendários e prazos, regular pagamentos e muitas outras coisinhas pequenas que fazem parte da organização de uma festa. Se só de ler tudo isso você já ficou apavorada, contar com a mãozinha de uma profissional é uma boa pedida.

Ela poderá lidar com essa parte administrativa meio chata, para quem não gosta, e você ficará à vontade para se debruçar na parte gostosa de tudo isso. Escolha contratar uma assessoria completa para o seu casamento, no mercado existe também o estilo de assessoria que irá interagir com o seu evento apenas no dia da sua realização, a este pacote de serviços comumente se dá o nome de “assessoria do dia”, ocorre que o objetivo do trabalho da assessoria tende a ter melhores resultados se ela participar também de toda a fase de planejamento do seu evento. Assim você também poderá contar com a consultoria de profissionais na escolha dos mais adequados fornecedores, produtos e serviços para realização do seu evento, negociando melhor e com maior economia.


                             



Com preferência procure uma assessoria que demonstre possuir experiência e meios para realizar o “RSVP” do seu evento de forma competente, a realização deste serviço pode ser feita por outros fornecedores, porém o mais indicado é que a própria assessoria se encarregue também deste item, assim ela poderá gerenciar mais de perto esse processo e os resultados serão melhores, lembre-se que o primeiro contato direto do seu convidado com o seu evento ocorre no processo de “RSVP”,  após ele receber o convite é o primeiro momento que ele estará interagindo com o evento.



Mas você vai me dizer que seu orçamento é limitado!


                     

Esse argumento parece não servir, já que contratar uma assessoria de eventos significa um custo a mais. Mas uma boa profissional consegue trabalhar de acordo com um orçamento reduzido, aconselhar sobre onde gastar e onde economizar e fazer uso de seus contatos profissionais com os fornecedores para conseguir um preço camarada. Se você colocar na ponta do lápis, verá que compensa.




terça-feira, 11 de novembro de 2014

  Existe diferença entre o véu de noiva e mantilha?



                  

                            
                           


A escolha pelo véu ou a mantilha costuma ser sempre uma dúvida de muitas noivas. O Véu é confeccionado a partir de um tecido leve como o tule, para conferir movimento e fluidez à peça. Ele pode ser curto (na altura dos ombros), médio (na cintura) ou longo, que é a preferência da grande maioria.
Na Grécia antiga o véu era usado como uma forma de proteger a noiva do mau olhado e também dos admiradores, enquanto que na Idade Média ele era utilizado como uma das partes do vestuário feminino e era um símbolo de nobreza. Quanto maior o véu, maior era a riqueza, apesar de também ser utilizado para proteger a pele das nobres do sol.
O famoso véu branco é também um símbolo de pureza. Só pensarmos na figura de Nossa Senhora (mãe de Jesus), ela sempre é representada com um véu. Visualmente, ele passa um ar angelical e o uso dele, assim como o vestido branco, significa pureza.
Atualmente, as aplicações de renda, pérolas e cristais Swarovski têm sido largamente utilizadas ao longo do tule, conferindo beleza única e bastante glamour à noiva. E justamente por serem mais leves, conferem mais mobilidade na hora de serem arrumados.




A Mantilha também possui a mesma finalidade do véu, porém costuma ser mais pesada, por conta do material nela utilizado. Em razão disso, elas geralmente são presas rente ao rosto, criando uma espécie de moldura no rosto da noiva. Podem ser confeccionadas toda em renda, ou ter apenas a borda rendada, como acabamento da mantilha. Não existe uma regra do que deve ser usado, mas o visual e o estilo da noiva podem ser levados em consideração na sua escolha, já que o vestido, a produção e seus acessórios devem estar em harmonia com o véu.


Em caso de vestidos muito trabalhados ou repletos de detalhes e bordados, é preferível o uso de um véu liso, para não brigar com o visual escolhido.

               


Modelos com tecidos lisos ou até mesmo vestidos de renda podem ser usados com mantilhas, e são ideias para as noivas que buscam um ar clássico e tradicional.

                               

                              

                 

O Véu longo alonga a silhueta da mulher. Portanto, se você é baixinha ou está acima do peso, evite usar véu médio, já que ele corta a silhueta.

     


Quanto ao comprimento do véu longo, este sempre deve ser maior do que a cauda do vestido de noiva.

            
                

Na dúvida entre o uso ou não do véu ou da mantilha, use-o. Afinal de contas, esperamos ser noiva pelo menos uma única vez, não é verdade?


                                  



                           





            






quinta-feira, 11 de setembro de 2014





           O que nossa Noiva Plus Size precisa saber:










O vestido de noiva é uma preocupação garantida para todas que subirão ao altar. Para cada tipo de corpo, há um modelo que seja o mais adequado. E não é diferente com as mulheres plus size. Cheias de curvas e de sensualidade, a escolha do vestido causa dúvidas, no entanto, seguindo algumas dicas, achar o vestido perfeito acaba se tornando uma tarefa mais fácil.

As noivas plus size devem evitar vestidos com saias muito aderentes ou muito amplas e armadas. “O corte evasê cai muito bem. Devem evitar, também, tecidos brilhantes, recortes horizontais, babados”.

O cuidado com detalhes que acabem proporcionando um volume a mais deve ser levado em consideração quando for escolher o modelo. Estampas, aplicação de flores, babados, plissado e laços são alguns deles que podem acabar não dando o efeito esperado e devem ser evitados, principalmente quando aplicados no busto. Entretanto, a quem diga que, quando usados com parcimônia, podem ser um grande aliado. “O caimento, o corte, o brilho, os bordados e as aplicações de cristal, podem compor esse truque de valoriza e esconde”. Véus muito curtos e com volumes também podem não cair bem.

“Decotes ‘V’ ou em formato coração, deixando à mostra o colo, que costuma ser bonito” é a dica. Caso a noiva queira usar um modelo tomara que caia, não há problema. A recomendação é que se escolha tecidos mais estruturados para dar sustentação e que não sejam nem tão justos e nem tão decotados para não dar a impressão de que os seios estão saltando para fora e nem chamar a atenção para as gordurinhas da região do braço. “A região do busto deve ser valorizada, mas sem exageros. Na mulher plus size, o cuidado com peças muito reveladoras é o temor de ser vulgar”.

A escolha da manga do vestido é outro item importante quando a noiva é plus size e quer esconder os braços mais gordinhos. A recomendação é que dê preferência a modelos com mangas médias ou longas em renda fina. Vestidos com mangas muito amplas e largas não valorizam a silhueta da mulher plus size. Sempre quando necessário, deve-se usar alças, mesmo que finas e discretas.

Outra boa dica é escolher vestidos que tenham corselet que definem a cintura e são ajustados ao corpo, alongando a silhueta. Caso prefira modelos mais amplos, a dica é usar uma faixa na cintura para afinar e definir essa região. “Se a mulher tiver pouca cintura, a dica é forçar a marcação da cintura, com barbatanas e outros componentes que valorizem a região”.














 





Qua a cor e tecido: quais escolher?

As cores mais claras são conhecidas por salientar alguns aspectos do corpo de quem as usa, no entanto, não há como fugir delas na hora do casamento. “Qualquer cor clara “engorda”. Então, melhor mesmo é usar o branco que tem tudo a ver com noiva”, o que irá valorizar a silhueta é a modelagem do vestido. “Vestidos brancos muito bem costurados, dificilmente criarão uma imagem indesejada.”

Os melhores tecidos são aqueles de aparência opaca, como o tafetá e as rendas finas. Também caem bem organza e crepe. “ Recomendo a escolha de tecidos mais estruturados em regiões de maior saliência, como abdômen, quadril, bumbum e tecidos mais fluídos – que permitem movimento, na região das pernas, por exemplo”.


Cada tipo de corpo um modelo ideal: qual escolher?
Cada noiva plus size possui um tipo de corpo. Há mulheres com quadris mais largos ou com o busto grande em relação ao quadril, mais baixas ou mais altas, com cintura fina ou não. “Nem toda noiva que usa tamanhos grandes tem o corpo igual. Tem noiva que vai ficar linda de sereia. Tem noiva que não. O importante é usar a modelagem do vestido, para valorizar os pontos fortes e camuflar os pontos de melhoria”.

Portanto, é importante que a noiva saiba o que pretende ressaltar e o que pretende esconder no dia do casamento. “É importante, então, que ela vá até uma boa loja ou a um ateliê especializado e experimente alguns modelos diante de um espelho antes de escolher o seu”.

Outras dicas podem ajudar nessa escolha:

Para as noivas baixinhas: preferir vestidos em linha reta para alongar a silhueta.

Para as noivas com quadril largo: as noivas com esse estilo de corpo devem evitar vestidos em corte sereia e dar preferência aos vestidos que também alongam o corpo, como os em linha reta;

Para as noivas com muito seio: evitar decotes profundos e vestidos tomara que caia. Dar preferência aos decotes em “V” ou em formato canoa.

Onde encontrar vestido de noiva plus size?

A moda plus size vem, a cada ano, ganhando espaço dentro do mercado. Lojas especializadas surgem para ajudar a valorizar o corpo daquelas que possuem mais curvas. E não é diferente com o mercado de vestido de noivas. A orientação é que, encomende o vestido em um ateliê, escolhendo um modelo que valorize suas curvas e respeite o gosto pessoal.

Atualmente, modelos tamanho 56 são facilmente achados nas lojas especializadas em vestidos de noiva. Caso a noiva prefira, muitas delas também fazem sob medida.

Já se a intenção da noiva é alugar o vestido, “Para alugar é necessário ter bastante atenção com os ajustes. Ter certeza que ficará perfeito, é palavra de ordem.”




Maquiagem e Cabelo: dicas para complementar o look.

Qualquer item do look que alongue a silhueta ajuda a acentuar as curvas indesejadas. O cabelo e a maquiagem são importantes aliados na hora de se produzir para o grande dia, “Tudo deve contribuir para alongar os traços, olhos e rosto. Quanto ao cabelo, melhor usá-lo preso na nuca, sem esticar muito no topo da cabeça. Coques redondinhos no alto da cabeça, não são os mais indicados".



                          




              
































segunda-feira, 8 de setembro de 2014



                         Significado das pedras


                           



Não há nenhum acontecimento no qual as jóias tenham maior protagonismo do que num casamento, seja através das jóias da noiva - o anel de noivado, as alianças, a tiara, o diadema, brincos e pulseiras – seja da mãe da noiva e dos convidados. Se quer saber o que distingue uma pedra das outras, leia as nossas dicas.

Conheça o significado das pedras

Não há nenhum acontecimento no qual as jóias tenham maior protagonismo do que num casamento, seja através das jóias da noiva - o anel de noivado, as alianças, a tiara, o diadema, brincos e pulseiras – seja da mãe da noiva e dos convidados. Se quer saber o que distingue uma pedra das outras, leia as nossas dicas.

O diamante



É a pedra mais utilizada nos casamentos e, como verá, não é por acaso. Um dos seus múltiplos significados está relacionado com amor eterno e fidelidade. Nada mais apropriado a um casamento!

As pérolas

Pérolas

As pérolas têm uma história ambígua e contraditória. Durante muito tempo, eram consideradas a única opção para os casamentos, pois significavam pureza e inocência. No entanto, a tradição mais recente contradiz esta máxima, afirmando que numa noiva, cada pérola simboliza uma lágrima no matrimónio.

A esmeralda

    

A esmeralda é outra pedra preciosa muito apreciada, embora pouco usada em festas de casamento. Na antiguidade, atribuía-se-lhe a capacidade de neutralizar venenos. No entanto, o seu significado mudou, convertendo-a numa das jóias mais apropriadas para uma festa de casamento. Segundo a tradição, esta pedra proporciona felicidade, equilíbrio, serenidade e afasta as energias negativas.

O rubi



A paixão e o desejo tornam o rubi a pedra mais famosa dos casamentos, pois segundo a lenda, traz sorte ao amor. Os antigos habitantes da Birmânia consideravam que por trás desta efusiva cor vermelha, se ocultavam poderes místicos que se introduziam debaixo da pele para obter protecção contra todos os perigos.

A safira



A safira é a melhor opção para alcançar estabilidade mental, e adquirir a sabedoria ansiada. A mais conhecida é a azul, embora, à excepção do vermelho, se possa encontrar de todas as cores. Segundo o Cristianismo, Moisés recebeu os dez mandamentos sobre umas tábuas de safira, a qual lhe concedeu características sagradas.

O Topázio


O Topázio é uma pedra de grande empatia que quase imediatamente mostra seu brilho quente. O Topázio  mais comum tem a cor amarela, mas também pode ser encontrado nas tonalidades verde, azul e marrom. Quando usar o Topázio, lembre-se dele em termos do sol. enviando luz e raios que suavizam, curam e dão vida. A cor amarela é estimulante, mas de um certo modo é muito suave. o Topázio transmite raios dourados de energia em todas as direções.





Um conselho: Embora as jóias sejam um complemento importantíssimo da imagem, deverão ser escolhidas com equilíbrio e sensatez, pois caso contrário, corre o risco de tornar ficar com um aspecto demasiado carregado e vulgar. Opte por uma ou duas jóias. Escolha as que tiverem mais significado para si e guarde as outras.





           


                                 

O dia mais marcante na vida de uma mulher é o dia de seu casamento. E nada será esquecido por ela, cada detalhe é pensando, inclusive no modelo, cor e tamanho de seus brincos e colares. Ele devem conversar com o vestido da noiva formado um look maravilhoso! 
Mas pulseiras e colares não caem muito bem no look princesa. Seja mais simples e delicada. Aposte em detalhes de pérolas!

                                   


                                  

                              
   
   
                                 
 





Existem as noivas que ainda sonham com o casamento clássico, entrar na igreja de vestido branco e pérolas. Mas também existe noivas mais modernas, que querem se casar bem longe da igreja e com os padrões de vestido e acessórios totalmente incomum porém bonito, elegante e descontraído.


O ideal para as noivas clássicas é usar acessórios mais discretos e delicadas para que a atenção seja toda voltada para o vestido. 


Use brincos longos (não muito longos!) se o seu vestido deixar o ombros a mostra como o modelo tomara que caia.

                                  

Os brincos de tamanho médios são os mais pedidos pelas noivas e os pequenos, eles servem como pontos de luz e são ótimos para vestidos com muitos ornamentos. Pérolas são perfeitas para as noivas clássicas, mas também caem perfeitamente nas noivas mais moderninhas. São peças versáteis que podem ser usadas em colares ou brincos, é só se atentar ao tamanho das peças com o brilho e decote do vestido.

                             
                             
                                 

Algumas noivas gostam de se sentirem princesas em seu casamento. Então aposte em acessórios para os cabelos como tiaras e ponto de luz. 

                   

                         
                  
                 
                 



quarta-feira, 30 de julho de 2014

QUAL NOIVA COMBINAM COM VOCÊ?

O momento da escolha do vestido de noiva é sempre esperado com um misto de alegria intensa e preocupação também. Sabendo disso, que você é única. Então, o que temos aqui, nada mais são do que algumas dicas e orientações mais ou menos consensuais entre conhecedores de moda, que podem ou não ser seguidas por você.

O estilista é o profissional adequado para ajuda-la a concretizar o sonho do vestido de noiva. Por isso, as noivas passam para o seu estilista o máximo de informações sobre seu casamento, seu gosto, suas vontades. E acerta o estilista que coloca seus conhecimentos, seu conhecimento, sua sensibilidade não para alterar, mas para concretizar a escolha que o sonho e a intuição da noiva já fizeram. 

Um grande conselheiro é o espelho. Vista o modelo dos seus sonhos, olhe-se bem de vários ângulos e se pergunte: é isso mesmo o que eu tinha imaginado? É essa a imagem de mim que quero guardar para sempre? 

As tendências de moda, as escolhas que as amigas fizeram nos seus casamentos, as sugestões das pessoas mais próximas, tudo isso pode afetar sua decisão, mas nada é tão decisório quanto a imagem que você construiu para si, de noiva ao longo dos anos, procedente no amor e na esperança do futuro a dois.


MODELO DE NOIVA SEREIAS

Essas saias beneficiam mulheres altas, medianas ou “mignons” longilíneas. Perfeitas para mulheres com ancas largas, sem exagero. Mas quem não tiver, nada que uma boa modelista não possa dar um jeito.

Os vestidos de noiva sereias se harmonizam muito bem com a sensualidade da mulher brasileira. Se, no entanto, a noiva quiser compor uma visual mais discreto, pode recorrer ao corte semi-sereia, em que a saia fica aderente só até os quadris, abrindo levemente a partir daí.




 
                        

                                 




MODELO DE NOIVA SEMI-SEREIAS

Podem ser de tecidos espesso ou não, de renda... São vestidos de noiva sensuais e não impossibilitam os movimentos porque se abrem a partir das coxas. Para noivas clássicas, elegantes, atemporais.

Os modelos de vestidos de noiva semi-sereias vestem bem mulheres de qualquer idade, com curvas, inclusive gordinhas com cintura bem marcada. Cauda pequena, removível ou não, vai muito bem para essas noivas. Ideal para casamentos à noite.


                      



MODELO DE NOIVA  FLUIDOS

Vestidos de noiva fluidos têm saias rodadas, sem volume, de corte império ou saindo da cintura. São ideais para noivas despojadas, para casamentos em capelas ou bufês durante todo o dia.
Para noivas que mencionam como principal característica do vestido que pretendem: 

”Quero um vestido de noiva de tecido mole e leve!”.

Com plissados super femininos, decotes assimétricos, drapeados, laços, flores de tecido... ficam perfeitos.



          



MODELO DE NOIVA RODADOS

Estes modelos de vestidos de noiva que possuem saias rodadas voltaram com força total, numa bela releitura. Com cintura bem marcada ficam perfeitos para noivas bem jovens, românticas, verdadeiras princesinhas, em casamentos diurnos ou noturnos. 

Já os vestidos de noiva com saias rodadas, com volume a partir do quadril, vestem bem quase todas as mulheres, magrinhas ou cheinhas, principalmente nas tardes ou noites, compondo um visual elegante chique. Para todas, uma cauda é sempre desejável, seja grande ou um simples, dependendo do modelo, horário do casamento e estatura da noiva.


                   





MODELO DE NOIVA - GODÊS
São modelos de vestidos de noiva com saias com corte “atravessado” no tecido, o que lhes dá um caimento extremamente elegante. Elas podem se apresentar bem sequinhas, sem gomos, se abrindo suavemente a partir do quadril – godê simples – que veste muito bem a maioria das noivas, alongando e afinando a silhueta. Mas podem também ser bem amplas, em godê duplo. O ar romântico destes vestidos de noiva vão depender da escolha do tecido. Compõem um look muito interessante e sempre atual.

                                   



  
  
MODELO DE DE NOIVA  FUCHÔS


São modelos de vestidos de noiva com saias rodadas, volumosas, com ”franzidos” do tecido, normalmente fino e armado. São muito elegantes e não deixam a noiva passar despercebida.

Dão um visual de princesa para noivas modernas. Não “engordam”, porque se tornam volumosas apenas a partir do quadril, disfarçando quem tem centímetros a mais ou dando uma ilusão mais arredondada às noivas mais magrinhas.


                             
                         






MODELO DE NOIVA CURTO-LONGOS

São modelos de vestidos para noivas clássicas e comportadas e, de repente... prontas para a balada! É uma opção para noivas modernas, que querem estar elegantes na cerimônia e curtir a festa de casamento. É para a noiva que se destaca nos ambientes que frenquenta. Mais até do que uma questão de proporções, é para a noiva de atitude. 

Vestem bem todas as noivas que se sentirem bem com seu corpo. Tomara-que-caia, uma alça só, frente única complementam bem esses modelos de vestidos de noiva.


            





VESTIDOS DE NOIVA - EVASÊS


São modelos de vestidos de noiva com saias amplas ou mais sequinhas, e são sem dúvida o corte mais democrático: fica bem para todas as noivas. 

Sem costura na cintura, com nesgas partindo do busto, alongam e afinam a silhueta. 

Com corte na cintura e outros detalhes na horizontal, arredondam as formas das noivas que se acham muito magras. 

Com pregas, babados e outros detalhes na barra, “cortam” a figura de quem quer parecer menos alta. Ótimas para disfarçar quadris largos e bumbuns avantajados.


                       

quarta-feira, 23 de julho de 2014

História dos colares




              História dos colares


Os Colares são considerados como jóias, já desde a época das civilizações mais antigas. Acredita-se que o surgimento dos colares apresenta ser tão antiga como a Idade da Pedra. Os colares contam com uma história de cerca de 40.000 anos de idade. Naquela época, as pessoas criavam colares dos materiais que a natureza lhes proporcionava, como conchas de moluscos. Com a evolução dos tempos, os colares começaram a ser feitos de pedras, ossos, conchas e dentes de animais. Estes foram os materiais para fazer colares que se tornaram mais populares na altura. Após a descoberta de metais, como o ouro, prata e uma variedade de outros metais, foram utilizados para fazer colares para homens e mulheres.


Quando olhamos as mulheres impecavelmente elegantes, temos a sensação que tudo está em harmonia e coordenado. Você não está enganada, tudo combina com tudo mesmo. Não basta apenas colocar um colar e pronto. Para causar este efeito de tirar o ar, o colar deve combinar com o tipo de decote que está usando.

O princípio básico para esta adequação, entre colar e decote, é que um não atrapalhe o outro. O colar não deve estar em cima do decote, o correto é ou acima ou abaixo dele. Procure harmonizar as linhas, um decote em forma de V fica melhor com um colar que termine em ponta. Faça o colar seguir as linhas do decote.

Colares são as principais peças da estação. Seja um maxicolar ou uma peça pequena e discreta, ele será o foco das produções. Seja de uma blusa ou de um vestido, o tipo de decote irá indicar o melhor tipo de colar para complementá-lo. Veja só…











                               colares    

sexta-feira, 13 de junho de 2014






Sa

                                                            Santo Casamenteiro


Sempre é tempo para todos os corações, inclusive os descompromissados. Junho é também o mês para quem espera encontrar um amor e recorre ao bom e velho Santo Antônio para conseguir o que deseja. 
Celebrado no dia 13, o santo é famoso no Brasil como “casamenteiro”.

Fernando, nome com o qual o santo foi batizado, nasceu em Lisboa em 1195; o santo sempre teve um ímpeto por evangelizar famílias com as verdades sobre o amor trazidas pelo evangelho e, não à toa, recebeu da igreja o título oficial de Padroeiro das Famílias.

E ao se tornar frade resolveu mudar a forma como era chamado. Antônio, que significa ‘o propagador da verdade’, foi a nomenclatura escolhida pelo jovem português porque tinha relação com o que o frade tinha como missão: difundir confiança e fé.

Antônio, inclusive, chegou a conhecer Francisco de Assis, que mais tarde também seria canonizado. E foi sob influência dele que se tornou “franciscano”.

Em Coimbra, ao comparecer a uma exposição sobre os primeiros missionários desse grupo que haviam se dirigido a Marrocos, Fernando decidiu converter-se em frade menor e, tomando o nome de Antônio, partiu também para o Oriente.

Só retornou para a Europa porque ficou muito doente.

Ao longo da vida, amou os pobres – seguindo a ordem franciscana – e dedicou os seus dias a ajudá-los. A ligação com os casamentos, inclusive, vem dessa disposição em ajudar que o santo sempre teve.

Mesmo não tendo em seus sermões qualquer discurso que remete a casamentos, Santo Antônio, por ajudar mulheres mais humildes a conseguirem um dote e um enxoval para arrumar um marido, ficou contemplado com a fama de casamenteiro. 
Existe ainda a lenda de uma moça cuja família não podia pagar seu dote para se casar. Mas um fato específico desencadeou a crença de que o santo era capaz de tornar realidade o sonho de se casar. 
A jovem, então, pediu a Antônio que lhe ajudasse. Ele lhe escreveu um bilhete e disse à jovem que procurasse um comerciante indicado por ele, levando o papel. Nele estava um recado pedindo ao mercador que entregasse à jovem moedas equivalentes ao peso do papel na balança. Para surpresa de todos, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. A jovem então se casou e a fama de Antônio como casamenteiro se espalhou.

Em 13 de junho de 1231 na Itália, ainda jovem aos 36 anos, Antônio morreu. Sua canonização aconteceu quase um ano depois pelo Papa Gregório IX, que o chamou de “santo de todo mundo”.