sábado, 6 de junho de 2015

                                      


Se você é noiva e fica maravilhada com as cenas de casamento de filmes? 


Saiba que você curte o casamento estilo americano, uma junção de diversos aspectos tradicionais de uma cerimônia de casamento com uma celebração tradicional católica e escolhas que eles mesmos fizeram e foram se perpetuando ao longo dos anos.

Como planejar um casamento americano:

Para noivinhas que curtem casamentos diferentes, o estilo de casamento americano é uma excelente opção para variar no grande dia! O casamento americano tem “bombado” aqui no Brasil, principalmente por suas tradições diferentes e o cerimonial de casamento, também bem diferente do tradicional brasileiro. 

As principais diferenças entre um casamento brasileiro e o trendy, casamento americano é o cerimonial mesmo, então, vou explicar como planejar um casamento americano com fidelidade especial ao cerimonial!

A principal diferença entre um casamento brasileiro e o casamento americano são os papéis dos padrinhos e madrinhas. No casamento americano, as madrinhas são chamadas bridesmaids (as “damas da noiva”) e uma é escolhida especialmente para “chefiar” as demais madrinhas. Esta madrinha principal, no casamento americano, é chamada de maid of honor (dama de honra, que aqui no Brasil é como chamamos as daminhas que entram com os pajens) se for solteira, ou matron of honor se for casada.

São de responsabilidade da madrinha (a maid of honor) organizar o chá de panela (se tiver), a despedida de solteiro e acompanhar a noiva na escolha do vestido e prova do buffet , ajuda a noiva em todas as decisões da decoração e do planejamento do casamento americano, liderando as demais madrinhas no trabalho em equipe. 

É uma função super importante no casamento americano, portanto só é convidada para madrinha quem já tiver algum papel muito importante na vida da noiva, como uma amiga de infância, irmã, prima querida ou tia preferida.

        

Para eles, fica a função de acompanhar o noivo em provas de noiva, ajudar na lua de mel e na festinha de despedida de solteiro. Não precisa ser nada do tipo “Se beber não case”, mas é o padrinho que vai preparar uma grande surpresa para o noivo e seus amigos um dia antes do casamento. Do lado do noivo, os padrinhos são chamados groomsmen (os “homens do noivo”) e um deles também tem a honra de uma participação especial, o best man (o “melhor homem”), posição geralmente dedicada, no casamento americano, ao melhor amigo, irmão ou outro rapaz bem próximo e fundamental na vida do noivo.

     

O best man lidera a organização da despedida de solteiro e ajuda na escolha do traje do noivo, além de outras coisinhas mais… Como surpresinhas pra noiva! 

        


No cortejo, as madrinhas e padrinhos não ficam em pares como no Brasil, no estilo americano. As madrinhas ficam sozinhas do lado da noiva, e os padrinhos, do lado do noivo. O pajem é chamado de ring bearer (“carregador das alianças”) e a daminha é chamada de flower girl (“menina das flores”, porque entra na frente ou junto com o pajem, enfeitando o caminho ao altar com flores para a noiva).

      
         



PLANEJAMENTO

Saber como planejar um casamento americano é importante, porque a organização é diferente. O passo principal para uma organização perfeita é caprichar nos convites. Ao contrário do costume brasileiro, os convites do casamento americano são enviados pelos correios meses antes e é obrigado confirmar presença. Faz parte da etiqueta de casamento o convidado confirmar sua presença, por isso os noivos podem planejar uma festa de acordo com a quantidade de pessoas que vão ao evento. O irônico deste modelo é que todo mundo recebe o convite via correios, mesmo que seja vizinho ou more muito próximo. Entregar o convite em mãos é deselegante e fere a etiqueta de casamento dos moldes americano. 

Um envelope maior com o convite do casamento, um cartão para RSVP que deverá ser enviado novamente para os noivos pelo correio para confirmação da presença, um envelope customizado para reenvio do cartão do RSVP.

         


Para destination weddings, vale um mapa ilustrando a rota até o local da cerimônia e do casamento. Se for um casamento temático, vale detalhar as atrações e coisinhas diferentes que você vai oferecer em seu casamento. Seja qual for o estilo, use seu kit de papelaria para acrescentar bilhetinhos para os convidados, para contar a história do casal em materiais gráficos fofos e alinhados com a sua decoração. O importante é caprichar em cada detalhe e nisso o estilo americano é super perfeccionista.


                       


A celebração do casamento americano

Quem assistir a um vídeo de casamento estilo americano, vai notar muito da igreja católica no evento. Contudo, a maior parte da comunidade americana é evangélica, eles apenas usam o tradicional em suas celebrações. É comum a entrada seguir a mesma ordem dos noivos e a noiva chegar atrasada um pouco e entrar atrás de madrinhas e damas de honra, como fazemos por aqui. Por lá também é incomum um religioso celebrar o compromisso. Se não for feito na igreja, muitas vezes amigos e parentes são convidados para celebrar. É comum chamar religiosos parentes também. 

Os votos são feitos pelo próprio casal.

          

          


O local do casamento americano

Mesmo sendo um casamento bem tradicional e antigo, americanos não costumam celebrar seu casamento em igrejas. Este é o local menos comum, a menos que haja uma necessidade por crenças religiosas. No mais, os noivos casam em locais onde possa haver uma celebração e seus convidados se sintam a vontade e confortáveis.

Os americanos são conhecidos por fazerem festas em casa e até mesmo porque casas de festas, comuns no Brasil, são raras por lá. Por isso, locais inusitados dos Estados Unidos são disputados para a celebração do casamento estilo americano, como o jardim de casa (as casas por lá são enormes), Bibliotecas e salões de teatro. A Biblioteca de Nova York, por exemplo, é um dos locais disputadíssimos do país para a celebração de casamento, com uma agenda que antecede em mais de dois anos.

     

                       
        



Decoração de casamento estilo americano

Se há um ponto para alto investimento neste modelo de casamento, é a decoração. Os americanos são apaixonados por mimos em todos os locais e sabem mesmo como fazer um casamento chique e estiloso. Eles simplesmente amam uma boa festa e adoram tudo lindo na foto. A decoração de casamento estilo americano segue os moldes clássicos, com adaptações modernas. 

Há mesas com toalhas finas e cadeiras cobertas, arranjos de flores no centro de mesa, um altar tradicional mesmo que não seja um padre decorando e, no geral, um sistema de iluminação temático, como luzes estrelas e provençais para quem quer um modelo tradicional. O grande diferencial dos americanos é mesmo os detalhes. Eles investem bastante em guardanapos de tecido com o nome dos noivos ou tema da festa, flores sempre naturais e diferentes das encontradas nas casas. 

Alguns noivos chegam a pedir flores da Europa para garantir um casamento lindo.

              

            



Buffet de casamento americano

Os comes e bebes seguem os moldes brasileiros: doces e salgados, mesa de frios, um jantar e muita bebida fina. Para ser um bom casamento, tem que ter vinho e champanhe para todos, com água e refrigerante. O grande diferencial fica no jantar: servido pelos garçons na mesa, sem a necessidade do convidado levantar para buscar.

       
             

A tradição do casamento americano para buffet é de investir em doces tradicionais por lá, mas muitos não são usados aqui em festas deste tipo. O bem casado fica, mas brigadeiro e surpresa de uva quase não são vistos neste tipo de festa. Os salgados geralmente são mais rebuscados e com temperos diversos e cascata de camarão é uma prática comum, por mais humilde que seja a celebração. O bolo segue os moldes já usados no Brasil: grande, com uma mesa apenas para ele e diversos andares. 

Designers de bolo nos Estados Unidos são altamente valorizadas, com lojas exclusivas para degustação.

           
             
     



DUVIDAS E CURIOSIDADES



Tradições do casamento americano que não repetimos por aqui

Um objeto antigo e um objeto azul – 
ambos para dar sorte, podem ser entregues à noite para serem usados no dia do casamento pela madrinha ou os pais da noiva ou do noivo. O importante é usar algo antigo de família, como um broche da vovó, e algo em cor azul, como uma calcinha, fita de meia ou laço. O mesmo objeto pode ter os dois símbolos, como uma jóia antiga dos pais com pedraria azul
  
        



Formal ou informal? O horário não importa – O mais interessante dos americanos é que todos os casamentos são formais, mesmo sendo de dia. Por aqui, casamentos pela manhã pedem algo mais leves e à noite sempre pede luxo. A etiqueta do casamento americano não é assim. O evento pode ser informal e acontecer à noite ou formal e ser realizado de dia. Isso é escolha dos noivos, e não do horário do evento.

       


Filmagem caseira – o costume de um DVD chique como álbum de casamento não é muito curtido por lá. Os tradicionalistas de casamento preferem ainda a filmagem caseira, com um tio ou amigo com câmera na mão. Os americanos preferem curtir a festa a investir em filmagem cara e pousar para a foto na maior parte dos casos.
         


Jantar de ensaio – um pequeno casamento é realizado alguns dias antes ou na véspera com amigos e convidados para um treino do evento e garantir que todo mundo fique bem na fita e cumpra seu papel na cerimônia. Há até discurso no jantar de ensaio, que deixou de ser uma simulação há tempos. Há bem menos gente que no casamento de fato, mas um jantar é servido também para testar o serviço de buffet.

         



No altar apenas padrinhos – os pais devem ficar na primeira fileira e entram antes, sozinhos ou com os noivos. Isso não importa muito por lá.

       
       



Alianças -  aliança de noivado e casamento no mesmo dedo, não se muda o anel porque casou. Ele sempre será na mão esquerda.
               
           


Festa com lugar marcado – não precisa correr para o salão de festa. Os noivos, antecipadamente, escolhem onde cada convidado vai sentar. Este costume surgiu para evitar que pessoas que não se falam fossem obrigadas a sentar junto ou que surgissem brigas, como com dois “bons de copo” na mesma mesa. Há até mesmo um mapa para definir o local de cada um sentar e os cerimonialistas é que são responsáveis por fazer o plano dá certo.
     


Noivas que não tem em sua família crianças pequenas para compor a entrada das alianças, com isso um dos homens (Groomsman) podem levar as alianças no bolso, e entregá-las quando for o momento da troca das alianças;

       

Não há necessidade de ser números pares, você pode colocar 4 Deimoselles e 7 Groomsman, por exemplo! Nesse cortejo não há a necessidade da mesma quantidade dos dois lados como no cortejo tradicional;

          


E por fim, você estará com pessoas que realmente são importantes para vocês, sua irmã, irmão do noivo, primas, melhores amigas, tias, pessoas que você e seu noivo escolherão a dedos e que irão compartilhar com vocês do melhor dia de suas vidas!
    



Se você se identifica com algum desses motivos, aqui está a resposta para que você faça seu casamento ao Estilo Americano… Uma cerimônia diferente, alegre e super divertida, pois nesse estilo você pode abusar das cores e fazer uma cerimônia mais intima e super personalizada.

E você faria seu casamento com esse estilo?

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário